Doenças ocupacionais podem ser evitadas pelos empregadores

img4_noticia_fev16

Esforços repetitivos criando problemas nos ligamentos e tendões e a pressão psicológica criando transtornos psicológicos, como a depressão, são alguns dos sérios problemas que atingem muitos trabalhadores nos dias de hoje.

O Ministério da Saúde e o Ministério de Previdência Social reconhecem em torno de 200 doenças relacionadas às más condições oferecidas no ambiente de trabalho e em muitos setores empresarias que, por vezes, tentam omitir as ocorrências.

A situação não muda, porque o “capital” é o principal ponto que rege a atual organização de trabalho das empresas. A preferência é render mais com menos funcionários, às custas da intensificação do fluxo das atividades e a diminuição do repouso do trabalhadores. Menos gente fazendo mais, dá mais lucro. Com isso, muitas empresas deixam de considerar o trabalhador como o que realmente é: uma pessoa humana com limitações físicas e emocionais.

A motivação e o reconhecimento das limitações físicas e emocionais dos trabalhadores é um bom começo para uma mudança salutar dentro das empresas, pois somente dessa maneira os empregadores poderão constituir um ambiente de trabalho agradável para os seus funcionários.

Post Relacionados

março 24, 2025

Previstos na CLT e regulamentados pelas Normas Regulamentadoras (NRs), os treinamentos capacitam os colaboradores para lidar com riscos ocupacionais, adotando práticas seguras no dia a dia. Além de evitar multas e processos, investir em SST apresenta diversos benefícios para sua empresa. Com soluções personalizadas, o Grupo Ocupacional apoia organizações na implementação eficaz dos treinamentos obrigatórios.

fevereiro 24, 2025

A tecnologia transforma a gestão de SST ao otimizar processos, reduzir erros e melhorar a segurança no ambiente corporativo. Soluções como o Sistema de Gestão de SST (SOC) facilitam o controle de exames, afastamentos e dados de saúde dos colaboradores. Leia mais sobre como otimizar seus processos.

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho