Atenção às normas de segurança no trabalho pode reduzir acidentes em até 98%

img2_noticia_jan16

Atividades como a construção civil, elétrica, jardinagem, pintura, estrutura metálica, eletrônica, manutenção, exigem acompanhamento constante e segurança. Nesses casos, o trabalho em altura é uma característica peculiar dessas atividades. Se as normas são seguidas pela empresa e pelo trabalhador, o percentual de prevenção pode atingir 98%.

O trabalhador deve ser conscientizado do tipo de serviço que vai prestar e seus riscos e ser examinado antes de ser contratado. Eletroencefalograma, exames de coluna, eletrocardiograma, por exemplo, seriam testes básicos para o trabalho em altura ou em áreas de riscos.

Para que as atividades sejam exercidas com responsabilidade e segurança é fundamental que os trabalhadores sejam submentidos a treinamentos específicos. Dessa forma, todos devem ser orientados quanto à importância do uso dos equipamentos de segurança, além de alertados quanto aos riscos e como devem proceder em casos de acidentes de trabalho.

No Brasil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, a média de acidentes é de, aproximadamente, 1,3 milhões. O cumprimento da norma regulamentadora NR12 possibilita a melhora na gestão e na logística, com objetivo de proporcionar segurança aos trabalhadores.

Post Relacionados

março 24, 2025

Previstos na CLT e regulamentados pelas Normas Regulamentadoras (NRs), os treinamentos capacitam os colaboradores para lidar com riscos ocupacionais, adotando práticas seguras no dia a dia. Além de evitar multas e processos, investir em SST apresenta diversos benefícios para sua empresa. Com soluções personalizadas, o Grupo Ocupacional apoia organizações na implementação eficaz dos treinamentos obrigatórios.

fevereiro 24, 2025

A tecnologia transforma a gestão de SST ao otimizar processos, reduzir erros e melhorar a segurança no ambiente corporativo. Soluções como o Sistema de Gestão de SST (SOC) facilitam o controle de exames, afastamentos e dados de saúde dos colaboradores. Leia mais sobre como otimizar seus processos.

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho