A segurança do trabalho é uma questão de grande importância na cultura empresarial. O comportamento de prevenção de acidentes por parte de todos os funcionários deve ser levado em consideração. O objetivo é sempre melhorar os procedimentos de prevenção de acidentes dentro dos espaços laborais e conscientizar os colaboradores investindo os recursos necessários.
A comunicação bem direcionada é uma das principais armas que as empresas disponibilizam para prevenir acidentes de trabalho e conscientizar seus funcionários sobre a importância da segurança e da saúde ocupacional, divulgando com sucesso os programas de segurança do trabalho, além de disseminar normas e procedimentos já estabelecidos.
A comunicação em massa auxilia nas questões de segurança laboral e se torna um meio de diálogo mais atrativo. A interatividade é maior, o que pode facilitar a divulgação de diversos tipos de mensagens, como lembretes sobre o uso de EPI’s, dicas de ginástica laboral, estatísticas sobre acidentes de trabalho, bem como sugestões de melhoria da segurança já estabelecida na empresa.
O trabalho de propagação da cultura da prevenção pode ser facilitado pelos diversos canais de comunicação, como redes sociais corporativas, endomarketing, blogs internos e murais digitais ou TV’s corporativas.