SST – Saúde e Segurança no Trabalho. Centenas de empresas, grandes e médias, participaram de uma pesquisa realizada pelo SESI, voltada para a indiscutível importância de investir na qualidade de vida do trabalhador.
Qualidade de vida resulta em produtividade, que, por sua vez, resulta em economia e ganhos em nível emocional e, consequentemente, material. O trabalhador, ao se sentir cuidado e protegido, desenvolve interesse em sua função, o que reduz o absenteísmo e aumenta a concentração da equipe.
Monitoramento da ergonomia, gestão de FAP – Fator Acidentário de Prevenção – e de afastamento podem evitar a ocorrência de acidente ou doenças ocupacionais, que acarretam a investigação do acidente, ações de conscientização, mobilização de equipe de segurança, etc. Quando o índice de doenças e acidentes diminui, menor é a mão de obra necessária e todos podem se manter focados na produção.
A consequente redução de custos numa empresa atenta à SST deve-se a melhor dedicação e à frequência dos funcionários e à redução de atendimentos médicos, despesas com INSS e multas, além de possíveis indenizações aos funcionários e familiares.
Assistir preventivamente ao funcionário melhora a imagem da empresa de forma real e faz a diferença nos resultados da instituição.
Conheça as soluções da Ocupacional para garantir a segurança e a saúde da sua equipe, além de manter sua empresa sempre em dia com a legislação, evitando riscos de multas e outros problemas em caso de fiscalização. Saiba mais.