O brasileiro é um dos profissionais mais estressados do mundo. Investir na qualidade de vida, portanto, pode evitar gastos com afastamentos, além da possibilidade de gerar economia com impostos.
Ações para tornar o ambiente de trabalho mais agradável também podem promover maior identificação do colaborador com a empresa. O funcionário, ao enxergar que está sendo valorizado, sente-se mais confiante e seguro, obtendo, assim, melhores resultados.
Pensando nisso, separamos 4 dicas para que você possa avaliar e já começar a implementar na sua empresa:
1) Delegue os cargos gerenciais com critério.
Ótimos profissionais técnicos podem não ter aptidão para liderar. Na hora de promover algum colaborador a um cargo de liderança, portanto, certifique-se de que ele tem o perfil para aquela função. Se não for o caso, invista em capacitação e prepare-o para o desafio.
Competência na liderança promove qualidade de vida para toda a equipe e, consequentemente, melhores resultados.
2) Crie o hábito de dar feedbacks à sua equipe
Orientar o colaborador em seu caminho de crescimento profissional é providencial. Inspira segurança, autoestima e bem-estar na execução diária das tarefas. Mas lembre-se: elogiar é tão importante quanto cobrar, senão mais. Dê feedbacks positivos sempre que possível para manter a sua equipe motivada.
3) Um ambiente físico de trabalho agradável é essencial
Um local de trabalho adequado e confortável em termos térmicos, acústicos e de iluminação melhora a satisfação pessoal e aumenta a produtividade da equipe. Além disso, o governo estabelece normas a serem cumpridas e atende-las pode preservar a empresa, evitando possíveis multas e ações judiciais.
4) Aproveite seu tempo ao máximo com planejamento e organização
Planeje-se e garanta que cada membro da sua equipe saiba quais são suas tarefas diárias. Ter um checklist organizado com prazos e o período diário de trabalho bem dividido entre as tarefas farão com que sua equipe consiga produzir mais em menos tempo. Além disso, essa organização faz com que os funcionários se sintam mais seguros para desempenhar suas funções, o que também se traduz, é claro, em qualidade de vida.