Socorrer vítimas de doenças cardiovasculares na hora certa pode fazer toda a diferença e salvar vidas

img3_Not_agosto15

Os problemas cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam óbitos no país. Podemos classificar que são inúmeros os motivos que fazem com que muitas pessoas sejam vítimas, por exemplo, de uma parada cardiorrespiratória.

Sabe-se que, a maioria dos ataques cardíacos ocorre devido ao bloqueio de uma das artérias coronárias, que impede que o fluxo de sangue e de oxigênio circule, normalmente, pelo coração. Esses ataques, muitas vezes são decorrentes de hábitos alimentares indevidos, que podem ocasionar, por exemplo: o acumulo de placas de gordura no interior das artérias, além de coágulos sanguíneos e os chamados espasmos, que podem ser considerados como uma obstrução brusca da artéria.

O ato de socorrer na hora certa uma vítima de ataque cardíaco pode fazer toda a diferença. Se um indivíduo que apresentar sintomas de uma parada cardiorrespiratória receber socorro imediato, de preferência realizado por profissionais com habilidades técnicas apropriadas, o mesmo poderá ser salvo e até mesmo, após os devidos cuidados e tratamentos, voltar a levar uma vida normal.

Caso não seja possível contar com a presença e o atendimento de um profissional especializado, no momento em que a vítima esteja sofrendo um infarto, os cuidados devem ser redobrados e as condutas e técnicas de salvamento seguidas de maneira rápida e criteriosa. Nesse caso, é fundamental que a pessoa que irá socorrer a vítima esteja ciente dos métodos apropriados para prestar os primeiros socorros.

Primeiros socorros

  • Afrouxar as roupas do indivíduo, abrindo o cinto e desapertando os botões da camisa e da calça;
  • Chamar, imediatamente, uma ambulância ligando para: 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiros) para que o indivíduo seja levado ao hospital mais próximo, o mais rápido possível;
  • Não deixar a vítima sozinha;
  • Tentar manter a vítima calma;
  • Não dar comida nem bebida à vítima. Somente a medicação cardíaca já prescrita pelo médico.

Como fazer a massagem cardíaca

Nos casos em que, mesmo com a aplicação criteriosa dos métodos de primeiro socorros, a vítima venha a sofrer uma parada respiratória, é fundamental que seja feita, imediatamente, uma massagem cardíaca, seguindo os seguintes passos: 

  • Deite a vítima no chão de barriga para cima;
  • Vire a cabeça da vítima um pouco para trás, deixando o queixo mais para cima;
  • Apoie suas mãos abertas uma sobre a outra, com os dedos para cima. Use somente a palma da mão;
  • Coloque suas mãos em cima do coração da vítima e, com os seus próprios braços bem esticados, empurre as suas mãos com força e rapidamente sobre o coração, contando dois empurrões por segundo, por 30 vezes seguidas. Se o coração não voltar a bater sozinho, faça a compressão outra vez até que o coração volte a bater.
  • Se a vítima não respirar sozinha, jogue o ar da sua boca na boca da vítima após cada 30 compressões.
  • Repita esse procedimento sem interrupção, verificando se a vítima voltou a respirar sozinha.
  • Não é necessário jogar o ar na boca da vítima se ela conseguir respirar sozinha.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Post Relacionados

A ansiedade no trabalho tem se tornado um problema recorrente. Com a NR-1 atualizada, o cuidado com a saúde mental passa a ser uma exigência legal, incluindo a gestão dos riscos psicossociais. O artigo explica o que muda com a norma e como as organizações devem se adaptar.

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho